sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O NOSSO FUTURO DEPENDE DE NÓS

O futuro de qualquer organização ou profissão, não é mais sensível a qualquer tipo de previsão. Nenhum futuro pode ser previsto. Todo futuro depende daquilo que investimos nele hoje.
Futuro não tem previsão, ele acontece em paralelo ao que investimos em sua construção. Caso você não construa seu destino, com certeza terá que viver com o destino que o mundo lhe oferecer e nem sempre será de seu agrado.
Aqui você terá 11 dicas para investir e construir seu futuro:
    1) Todos temos algo para vender - Estar num universo em movimento requer muita habilidade em se fazer notar por alguma razão, tanto no campo profissional como no pessoal. Exemplos: Quando se busca uma namorada, temos de convencê-la que somos seu par ideal; Quando buscamos um novo emprego, oferecer nossa capacidade de realizar algo que possa ser útil para empresa; Quando queremos que uma idéia seja aceita, temos de encontrar meios para vendê-la e convencer as pessoas de seu valor; Quando sorrimos, estamos vendendo nossa alegria, quando estamos entusiasmados, estamos vendendo nossa crença em algo.
Estamos sempre vendendo. Se todos temos algo para vender é necessário conhecer como funciona a energia da venda. Nos dias atuais, as pessoas não sabem vender, apenas auxiliam na compra, apenas concretizam algo que já está decidido.
2)      O que vale é bola na rede - A diferença entre um sonho e um objetivo, está na vontade de querer fazer acontecer, está na maneira com a qual o resultado se apresenta.
Vale ter atitudes que possam gerar um bom resultado, longe de procedimentos que apenas dêem glória momentânea e coloquem mais tarde numa posição de perdedor da partida.
      Fazer tudo que precisa ser feito. Quando traçamos uma meta, temos que ter ao nosso lado um plano e segui-lo passo a passo, fazendo o necessário para ir em frente, deixando de lado vontades e desejos pessoais que possam nos atrasar e afastar de um resultado positivo. Fortalecer nossos pontos fortes e esquecer nossos pontos fracos somos bons em duas coisas e menos competentes em todas as outras.
Reconhecer onde nosso desempenho é melhor e trabalhar neste caminho, nós poderemos dar muito menos chute que nosso adversário, mas até o final do jogo nosso único chute marcará um gol.
      3) Ficar longe de notícias coletivas - Não ocupemos nossa mente com a avalanche de notícias que são jogadas todos os dias na mídia, elas somente trazem lucro aos seus veiculadores. Ocupar-se com textos e informações que possam acrescer algo em sua vida profissional e pessoal; ser bem informado não é conhecer a agenda de nosso presidente, mas sim saber filtrar informações transformando-as em instrumento de crescimento e desenvolvimento.
      4) Semear amizades - Quando buscamos um amigo, façamo-lo com os dois olhos, quando encontrarmos, vejamo-lo com um olho só. Todos temos defeitos. Façamos um círculo de relacionamentos com amigos e clientes, gerando cartões de aniversario, Natal, Páscoa, etc. As amizades são caminhos que quando não trilhados, são tomados por ervas daninhas. O futuro é onde vamos passar a maior parte de seu tempo, não façamos isto na solidão.
      5) Não basta querer vencer - temos que nos preparar para vencer. As oportunidades somente acontecem quando o acaso encontra o preparo. Façamos uma lista de tudo que é necessário saber para atingir nossas metas, executemos-as. A melhor maneira de aprender é ensinando e praticando. As oportunidades são ventos que somente carregam as pessoas preparadas.
      6) Não nos rendamos aos modismos - Criemos nosso próprio estilo de administração e gestão, não andemos no rebanho. Quando cedemos a qualquer modismo, mesmo nas roupas, estamos perdendo nossa identidade, nossa criatividade e sendo iguais.
      7) Globalização não existe - O mundo não está globalizado, ele está "Tecnologizado". Estamos vivendo um momento de velocidade da informação, isto não é globalização. O comércio cibernético não é apenas a criação de novos negócios, é também o nascimento de uma nova cultura de consumo, uma verdadeira economia self-service. Não foram as fronteiras que caíram, as informações é que evoluíram em velocidade e quantidade. A única coisa que pode nos tirar do mercado é a nossa desinformação.
      8) Não fiquemos obsoletos - temos que se superar diariamente, antes que outros o façam. Quando se demora muito para tornar um produto obsoleto, os próprios concorrentes se encarregam disto. Criatividade em movimento é a grande aliada de todas as pessoas e organizações empreendedoras.
Nossa mente tem mais efeito criando do que pensando. Adversidades fazem parte do processo de mudanças políticas, sociais e econômicas do mundo, e são as sementes da criatividade, pois terminam por gerar a necessidade, que segundo dito popular: "é a mãe das invenções".
Tornemos-nos uma novidade diária, sempre com novas sugestões, novas atitudes, não somente na vida profissional, mas também na vida emocional. Não demos para nosso amor um maço de flores todos os dias, demos apenas uma flor diferente todos os dias e sejamos sempre uma caixa de surpresas.
      9) Exploremos nossas qualidades - Façamos uma lista de nossas qualidades. Muitos de nós talvez, nem sabemos direito em que somos bons, vivemos como se fossemos uma generalidade ambulante, cheia de vontade de realizar algo, mas sem nenhum empenho sério com sua vontade.
Não é porque temos pernas, que sabemos dançar. Pensar que se tem qualidades, não é viabilizá-las em nosso benefício. Quem não explora suas qualidades, termina por implementar incompetência, que hoje tem perna curta e corre rápido, causando muitos estragos. Reconheçamos as regras do jogo, não ponhamos chuteira para disputar uma partida de Boliche.
Descubramos nossas reais aptidões, procuremos investir nelas diariamente, até poder fazer delas nosso trabalho. Pessoas de sucesso são aquelas que transformaram suas qualidades em gerador de lucro, passaram a cobrar por aquilo que faziam por prazer.
      10) Pontos comuns entre as pessoas - todas querem: ter fé num Deus - ser feliz - ser saudável - razoavelmente prósperas - ter segurança - ter amigos - paz de espírito - bons relacionamentos - esperança de um futuro melhor.     Se desejamos resultados diferentes em nossas vidas, temos que fazer coisas diferentes para mudar o resultado.
      11) Assustemos o medo - Coragem não é ausência de medo, é ir em frente apesar do medo. Todos sentimos medo de algo, afinal o medo é uma emoção que nos domina, quando não temos o controle de uma situação ou mesmo o conhecimento de seu desfecho, é uma ausência de informação relacionada a uma determinada ocorrência.     
Toda vez que tivermos medo de alguma situação, procuremos conhecê-la melhor, procuremos saber tudo sobre ela. É conhecendo o inimigo que podemos derrotá-lo. Assim, logo perceberemos que o medo é fruto de nossa falta de conhecimento de um determinado fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não é preciso ter Conta Google/Blogger para enviar comentários. Você pode inserir comentários com "Apelido" ou como "Anônimo". Só não esqueça de marcar a "bolinha" que fica ao lado da opção que você escolher.

E Obrigada por sua visita. Um Excelente dia a todos!